How to Become Member
Free Register
Login

Alborques Online Art Gallery logo
Home ArtistsShopVIP MembersNext BirthdaysAlborques TVHelp





   

Artist Home Page

Artist Biography

Nome: Adriana Esposito

Arte: Pintura

Nacionalidade: Brazil

Data de Nascimento: 1979-02-15

URL: http://didiesposito.blogspot.com


Adriana Esposito Pintura Brazil

Biografia:

Adriana Gadotti Esposito   didi  é natural de Pariquera-Açu  SP,  e desenvolveu seus primeiros trabalhos em artes plásticas ainda na infância. A primeira Exposição coletiva  aos 11 anos de idade , foi na mostra coletiva Festival de Verão da EOS em Curitiba.  
Aos 16 anos  a convite de Aldo de Maio , foram utilizados 300 trabalhos  seus entre desenhos e pinturas  como cenografia do espetáculo Ícaro sem Asas no Míni Auditório do Teatro Guaíra. 
Nos anos seguintes  frequentou o Atelier Alfredo Andersen  sob orientação dos artístas: Ronald Simon, Cristina Petry e Jussara Age,  tendo  participado de mostras  coletivas. 
Participa de Experiências Cenográficas e a relação com a Pintura ao lado do artista-plástico Joto Gomo. 
Participou de salões de arte do Paraná  e São Paulo , nas cidades de Araucária, Pinhais, Antonina,Paranaguá, Jacarezinho, União da Vitória , Araras, entre outras.  
Formou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2001. 
Em 2002 participa como assistente dos artístas Leopoldo Baldessar e Eliane Prolick na 25ª Bienal Internacional de São Paulo. 
Participa do Grupo Crisális com os artistas Thiago Brayer e Ellen Stein. 
Paralelamente vem desenvolvendo um trabalho em Cenografia na cidade de Curitiba tendo como principais trabalhos: O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes para a Escola de Danças Stúdio D1 e Coppelius-O Mago, A Bela Adormecida , Romeu e Julieta ,  para o Teatro Guaíra. 
Batimpaz, A Cigarra e a Formiga, Pinóquio e Oizintocáveis para João Luiz Fianni da Cia. Máscaras de Teatro. 
Em 2008 realizou os adereços da peça Teimosinho e Mandão  ao qual concorreu ao prêmio  Gralha Azul de melhor aderecista. 
Responsável pela criação e concepção geral do espetáculo de bonecos Jardim de Encantos , vem sendo encenado em festivais e em seu espaço de criação: o Atelier da Didi. 
Atualmente trabalha em seu atelier em Curitiba, intercalando pinturas de grandes dimensões  à  série de post-cards cujo  tema é  sua musa , uma cachorrinha chamada Tiléti.  


Adriana

Exhibit Name: Muse Tiléti Chicléti
Title: ( 2010)
Sale: Not For Sale
Price: 0 ------
Size: 0x0
Art:
Technique:
Comments: " Muse On The Road Project" da série: Todo Dia Musa  
técnica: Mista s/ papel  
colagem/têmpera /acrílica/carimbo/grafite, nankin e óleo 
ano de produção: 2010 / Curitiba PR Brasil

Interview

Como se iniciou na Arte?

Na infância por intermédio de meu pai Miguel Esposito que foi um grande servidor do fazer artístico, dedicando toda sua vida ao teatro a as artes como um todo.

Quem é/foi o seu mestre?

Meu pai Miguel Esposito , que me ensinou a valorizar um dom, lapidar e aprimorar este, com simplicidade e humildade, sem pressa mas com dedicação e amor. Meu Mestre, meu mentor...

Acha Importante a Formação ou prefere o Autodidata?

Ambas são importantes. Tudo depende da nossa garra e ânimo, da nossa paixão pelo ofício!Ou seja Obrar. 
Todo conhecimento independentemente de sua fonte é nutritivo ao nosso saber. Devemos valorizar todo ensinamento,toda atividade em prol do bem maior que é fazer e ser.

É possível viver da Arte?

Sim, do contrário não estaríamos na área, mudaríamos de ofício...

Inspiração ou Transpiração?

A Emoção entre as duas!

Os seus 3 favoritos Artistas Vivos e Mortos

William Turner 
Edward Hooper 
Iberê Camargo

Obra de Arte que gostava de ser o Autor e Porquê

Notívagos de Edward Hooper 
Por ser uma obra de arte tão incrivelmente carregada de emoções partidas, de uma atmosfera sombria e ao mesmo tempo cheia da luz noturna, do maior tratado pictórico a meu ver, sobre a solidão humana nos tempos do Technicolor, de Hitchcock , do American Way...enfim do homem contemporâneo pré e pós segunda guerra mundial , de um tempo distânte, de um futuro que era incerto...questões do meio do século passado , mas ainda hoje super atual: Estamos todos sós?

A Arte tem Preço?

Um preço comercial e outro afetivo.

Tudo pode ser Arte ou existem limites?

Existe o Ofício. Dentro dele há regras como na sociedade, creio que devemos sempre fazer as coisas com Amor e Dedicação,alguns vão a extremos, desde que na "Obra em si" não vejo limites. O Artista pode questionar, discutir, discordar, dentro da "Obra" sem ofender, e sem lesar terceiros, pode se expressar através de seus meios, mas com educação e bom senso claro.

Arte Digital. Sim ou não?

Sim, gosto muito de obras digitais de outros artístas. Não é a minha praia o "fazer" mas sou fã de muita arte digital bacana por aí. Eu particularmente prefiro por a Mão Na Massa!

Muse Tiléti Chicléti

Adriana Esposito  

1 Pictures

The Sin Live By Side / 1998 by Adriana Esposito

Adriana Esposito  

1 Pictures

 
 
 
 
   

Other Alborques Artists