Artist Home Page

Artist Biography

Nome: crespo

Arte: pintura1956

Nacionalidade: Portugal

Data de Nascimento: 1956-04-11

URL: http://www.wix.com/mjcrespo/mjpintura

Contacto:938112067


crespo pintura1956 Portugal

Biografia:

Chamo-me Maria João Crespo e tenho 54 anos de idade, Casada há 26 anos sou mãe de duas filhas adoráveis e avó, absolutamente babada, de uma menina de três anos. Actualmente encontro-me em pleno gozo de uma abençoada pré-reforma, após trinta anos de trabalho. 
Há 18 anos atrás troquei Cascais, onde vivia, por Montemor-o-novo, terra de meus pais e avós, à procura da tranquilidade que a grande cidade já não me oferecia. 
Não sou ambiciosa em termos materiais, aprecio sobretudo as coisas simples da vida. 
Há alguns anos que a porcelana, faiança, azulejos e telas são uma companhia constante, da qual muitas peças têm nascido. Até há pouco tempo apenas era conhecidas por família e amigos. Foram as minhas filhas que me convenceram a expor e... aqui estou, humildemente. 
Quando começo uma tela, nunca sei como vai acabar. Deixo-me, simplesmente, fluir entre cor, luz e sombra, transparências, texturas, movimento e emoções.

Interview

Como se iniciou na Arte?

Há cerca de 15 anos, a convite de um amigo, comecei a frequentar um atelier de pintura em porcelana, faiança, azulejo e artes decorativas. Aí estive cerca de 5 anos após o que comecei a trabalhar sózinha.

Quem é/foi o seu mestre?

A pintora que animava o atelier e era especialista em pintar impressionismo sobre porcelana chamava-se Hortense Miranda. Mais tarde fiz um curso no âmbito de formação profissional com a professora Helena Costa.

Acha Importante a Formação ou prefere o Autodidata?

Acho importante a formação, apesar de eu própria ser auto ditata. Sou-o por circunstâncias da vida, que agora não vêm ao caso, mas não tenho dúvidas que a formação é muito importante.

É possível viver da Arte?

Talvez seja para alguns felizardos que nasceram com uma estrelinha na mão, embora, mesmo para esses, tenha de haver muito muito trabalho para fazer brilhar a chama. Porém, para a grande maioria das pessoas que pintam, è necessário complementar com uma outra qualquer actividade para poder sobreviver.

Inspiração ou Transpiração?

10% de talento e 90% de trabalho. Penso ser esta a combinação perfeita.

Os seus 3 favoritos Artistas Vivos e Mortos

Só três? ... impossível. Rafael, Miguel Angelo, Caravagio, Renoir, Degas, Turner, Jonnas Gerard, Maxemile, Leprin, Paula Rego e tantos outros.

Obra de Arte que gostava de ser o Autor e Porquê

As bailarinas de Degas, podia ser. Adoraria conseguir chegar à cor dos seus vestidos e quase poder contar quantas camadas de tule levam as suas saias e sentir que, ainda assim, são tão leves.

A Arte tem Preço?

Esta é uma pergunta difícil porque às vezes nem sempre o que é concensualmente belo é mais caro. A questão do preço das coisas tem a ver com outras coisas que os artistas não entendem. Quem faz os preços são os marchants, os donos de galerias, enfim quem negoceia, processo independente de quem cria. E quem define o que é ou não arte?

Tudo pode ser Arte ou existem limites?

Não pode haver limites para acriatividade. Não pode haver limites para a arte.

Arte Digital. Sim ou não?

Percebo tão pouco de computadores que até irrita. Tenho uma incompatiblidade tal com a tecnologia que não é raro avariar aparelhos electricos e electronicos. Não sei para que servem tantos botões, apenas uso o on e of e chega. 
Porém reconheço que este mundo está em permanente mudança e porque não usar novas ferramentas se se tem apetência por isso? Arte digital? ...sim! posso gostar ou não, depois se vê.

No image in this album yet
   

Other Alborques Artists

veramarina-naife

veramarina-naife  

Irina Yablochkina

Irina Yablochkina  

juanluisquintana

juanluisquintana  

sidney catoira

sidney catoira  



Incorrect date value: '0' for column 'Visita_Anterior' at row 2