Artist Home Page

Artist Biography

Nome: Virginia

Arte: Pintura óleo sobre tela.

Nacionalidade: Brazil

Data de Nascimento: 0000-00-00

URL: http://virgnia.blogspot.com/


Virginia Pintura óleo sobre tela. Brazil

Biografia:

Tenho 46 anos e realizo trabalhos em pintura a óleo sobre tela. Sempre vivi numa região distante dos grandes centros culturais e, portanto, uma região carente de recursos de divulgação ou apreciação desse tipo de Arte. Sou autodidata e foi a partir da adolescência, motivada em parte por uma iniciação teórica sobre os fundamentos e desenvolvimento das artes no Ocidente, é que passei a me dedicar na prática ao meu trabalho com pintura. Foi um tempo de investigação e experimentação. Pela falta de convívio com pessoas ligadas a essa atividade específica, passei a sentir uma terrível necessidade de dialogar com as obras de artistas consagrados, alguns já falecidos e outros contemporâneos, mas mesmo assim, sendo esses últimos pra mim tão distantes quantos os primeiros. 
E, desse modo, fiz da arte uma companheira e penso que ela, por sua vez, tem feito de mim uma fiel aprendiz de questões ligadas ao fazer artístico. A interação ou associação da pintura com outros tipos de Arte, como a Literatura, por exemplo, é também parte desse meu processo criativo, no qual uma outra forma de diálogo se estabelece em relação a um sentimento (ou a impressão de um sentimento em particular) e a cor a ele correspondente de maneira igualmente subjetiva. Outro dado que ainda me atenho, apesar de ser na atualidade uma questão estética superada ou irrelevante para grande parte dos teóricos ou filósofos em Artes Visuais, é a apreensão de uma realidade sob os efeitos de luz e sombra. Pois, como bem disse Platão, o que seria da luz se não houvesse a sombra? A luz dá vida a tudo que existe, a sombra é a sua inseparável aliada nesse processo. Quem despreza portanto as sombras, despreza também a luz que dela emana. 
Enfim, considero que o artista tem uma responsabilidade com o seu pensar e fazer artístico em relação às influências que recebe e/ou acolhe em seu trabalho. Observo que, de um modo geral, as pessoas que se envolvem de alguma maneira com atividades artísticas visuais recebem influência primeiramente do desejo em si de revelar, expressar algo que a linguagem verbal comum talvez não apreenda em sua totalidade e, em seguida, também são influenciadas por um estilo, uma tendência inovadora ou podem se utilizar de alguma já existente. No meu caso, para a escolha de um estilo ou linguagem no sentido de apresentar uma imagem, comunicar uma mensagem a ser decodificada pelo espectador, escolhi a mais simples ou objetiva, e, com base nesse dado, a opção pelo tema floral. Assim vejo surgir uma combinação importante para revelar/transmitir/apresentar algo que geralmente temos por perto, ou em nós próprios, mas nem sempre nos apercebemos delas, como a efemeridade da beleza, da pureza, o transitório da luz, o repouso. Julgamos ter dessas coisas necessidade nesse mundo atual, apressado, caótico e violento, quando o que se vê na imagem só poderia existir de fato se houvesse um correspondente no espectador que a observa. 
Por fim, quando penso no que pretendo - quando procuro divulgar meu trabalho- sinto um vazio como resposta. Olho em volta e observo tantos obstáculos em nossa sociedade, visto que a nossa formação cultural não é desvinculada de aspectos (ou gravíssimos problemas) políticos, econômicos e sociais. Mas ao mesmo tempo sinto um consolo quando leio esses versos de Cecília Meireles em que ela diz: 
 
Eu canto porque o instante existe 
e a minha vida está completa. 
Não sou alegre nem sou triste: 
sou poeta. 
 
 
Irmão das coisas fugidias,  
não sinto gozo nem tormento. 
Atravesso noites e dias 
no vento. 
 
 
Se desmorono ou se edifico,  
se permaneço ou me desfaço,  
- não sei, não sei. Não sei se fico 
ou passo. 
 
 
Sei que canto. E a canção é tudo. 
Tem sangue eterno a asa ritmada. 
E um dia sei que estarei mudo: 
- mais nada. 

Exposições:

STJ
Virginia Realism Painting/Pintura RosasVI

Exhibit Name: Rosas

Title: RosasVI ( 2008)

Sale:

Price: 0------

Size: 0x0

Art: Painting/Pintura

Technique: Oil

Comments:

Rosas
Virginia  
1 Pictures

Rosas brancas no cesto
Virginia  
1 Pictures

 
 
 
 

Other Works

   

Other Alborques Artists




Incorrect date value: '0' for column 'Visita_Anterior' at row 2